O Espírito Santo tem mais um motivo de orgulho no atletismo. A capixaba Edimara Alves de Jesus, natural de Itaúnas, conquistou a medalha de bronze no arremesso de peso durante o 1º Campeonato Ibero-Americano Sub-20, realizado em Lima, no Peru. A marca de 14,78m garantiu o terceiro lugar e a melhor marca da temporada para a atleta.
A competição foi dominada pelo Brasil, que levou o título geral com 241 pontos, superando Espanha (226) e Venezuela (138). A delegação brasileira também faturou os campeonatos feminino e masculino, somando 26 medalhas no total: 7 de ouro, 9 de prata e 10 de bronze.
Edimara, que defende o Praia Clube de Uberlândia (MG), já lidera o ranking brasileiro sub-20 da modalidade. Além disso, ocupa a terceira posição no sub-23 e o 11º lugar no ranking adulto nacional. O resultado em Lima a credencia ainda mais para o futuro.
Nas redes sociais, a atleta agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer a Deus por me permitir viver mais essa experiência tão especial. Voltar a competir e representar meu País está sendo algo muito marcante”, escreveu. Ela também destacou a gratidão ao treinador, família e amigos.
Outros destaques brasileiros foram a velocista Hakelly Maximiano, de 17 anos, maior medalhista da delegação com quatro pódios, e os classificados para o Mundial Sub-20: Alessandro Borges Soares (arremesso de peso) e Odair Gonçalves de Aguiar Júnior (110m com barreiras). Edimara também já tem índice para o Mundial, com 14,65m alcançados em maio de 2025 em Niterói.
Fonte: folhavitoria.com.br







Deixe um comentário