A Copa do Mundo Feminina de 2027 está chegando e o Governo Federal já está de olho no orçamento. O ministro do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, revelou que a estimativa de gastos fica entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão. O anúncio foi feito durante um evento em Miami, que marcou a contagem regressiva de um ano para o pontapé inicial.
O dinheiro será destinado a áreas como segurança, mobilidade urbana, comunicação e operação do torneio. Cordeiro deixou claro que o valor ainda pode mudar até a definição do orçamento oficial, mas serve como base para o planejamento. Há até a chance de o montante final ficar abaixo dos R$ 500 milhões.
Além disso, uma parte dos recursos será usada para criar e modernizar estruturas voltadas ao futebol feminino. A ideia é construir centros de treinamento de referência para o desenvolvimento de atletas. “Teremos um legado estrutural, com centros específicos para a formação de jogadoras”, destacou o ministro.
Enquanto o governo faz suas contas, a Fifa já garantiu US$ 800 milhões para o campeonato. O torneio será disputado em oito cidades que já receberam jogos da Copa de 2014: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza. A abertura deve ser em São Paulo e a final no Maracanã.
Para medir o impacto econômico, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) iniciou um estudo sobre os reflexos do Mundial no turismo e em outros setores. “Estamos falando da movimentação de hotéis, restaurantes e toda a cadeia econômica”, explicou Cordeiro. O evento de lançamento contou com a presença de Jill Ellis, ex-técnica bicampeã mundial, e Aline Pellegrino, diretora de legado da Copa.
Fonte: mktesportivo.com







Deixe um comentário