O Espírito Santo encerrou a sua participação nos Jogos Universitários Brasileiros 2022 (Jubs) com 19 medalhas, sendo cinco ouros, seis pratas e oito bronzes. O resultado é superior ao do ano passado, quando os atletas capixabas conquistaram 16 medalhas (sete medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).
O destaque do último dia de competição, que aconteceu no último final de semana em Brasília, ficou por conta do handebol feminino, representado pela Multivix, que conquistou a medalha de ouro ao vencer a equipe da Uninassau (BA), por 22 a 18. O vôlei feminino também assegurou uma medalha de prata, ao vencer a equipe da Uniniltonlins (AM) por 3 sets a 2.
Nas modalidades individuais, o destaque foi o atletismo paraolímpico, que assegurou cinco medalhas, três com Carlos Renato Madeira e duas com Erivélton da Vitória. A natação e o wrestling conquistaram quatro medalhas, cada. As outras medalhas saíram no taekwondo (duas), atletismo e karatê (uma medalha, cada). A lista completa com as premiações se encontra no final da matéria.
Maior medalhista da delegação, Carlos Renato Madeira, da Estácio de Sá, repetiu o desempenho do ano passado – uma prata e dois bronzes. Ele aproveitou a oportunidade para fazer uma avaliação das suas provas.
“Saio do Jubs bem contente e com o pensamento de dever cumprido. Vim fazer três provas e conseguir medalhar nas três. O campeonato estava bem competitivo, os atletas bem preparados. Foi uma competição sensacional”, contou.
A melhora no desempenho dos capixabas no Jubs, que é a principal competição universitária do Brasil, também foi elogiada pelo presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim.
“O Jubs deste ano teve um nível altíssimo de competitividade. Por isso, celebramos muito essas três medalhas a mais que conquistamos com relação ao ano passado. Tivemos uma delegação incrível, de quase 200 pessoas, e isso só reforça o bom trabalho que estamos fazendo no fomento do esporte universitário no Espírito Santo”, finalizou.
Jubs
Realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) são a principal competição universitária realizada na América Latina e contaram, este ano, com a participação de quase sete mil pessoas de todo o Brasil, entre atletas, técnicos e staffs.
O torneio, que foi sediado em Brasília, contou com disputas em 25 modalidades diferentes, entre esportes olímpicos, paralímpicos e eletrônicos.
Confira o quadro de medalhas da delegação capixaba:
Handebol feminino
Ouro (Multivix)
Vôlei feminino
Bronze (Multivix)
Atletismo
Bronze – Milena Gomes – 3 mil metros com obstáculos (UVV)
Atletismo paralímpico
Prata – Carlos Renato Madeira – lançamento de dardo (Estácio de Sá)
Prata – Erivelton da Vitória – Lançamento de dardo (Multivix)
Bronze – Carlos Renato Madeira – lançamento de disco (Estácio de Sá)
Bronze – Carlos Renato Madeira – arremesso de peso (Estácio de Sá)
Bronze – Erivelton da Vitória – 100 metros (Multivix)
Natação
Ouro – Ramzy Novaes (50 metros peito) (UCL)
Ouro – Guilherme Pagung (50 metros costas) (UVV)
Ouro – Guilherme Pagung (100 metros costas) (UVV)
Bronze – Ramzy Novaes (100 metros peito) (UCL)
Karatê
Ouro – Bruno Conde – kata sênior (UCL)
Wrestling
Prata – Júlia Noledo (-68 kg) (Multivix)
Prata – Adriana Moreira (- 60 kg) (Unifatecie
Bronze – Drielle Altoé (-50 kg) (Multivix)
Bronze – Mariana Gonçalves (-57 kg) (Unifatecie)
Taekwondo
Prata – Felipe Almeida (-68 kg) (Multivix)
Prata – Gabriel Gobbi (-58 kg) (Multivix)
Confira mais notícias do esporte universitário capixaba aqui no TorcidaES.