O atacante Richarlison, do Tottenham, da Inglaterra, foi um dos 26 jogadores convocados pelo técnico Tite para a Seleção Brasileira, que disputa a Copa do Mundo do Catar, a partir do dia 24 de novembro (assista à convocação no vídeo abaixo). Capixaba de Nova Venécia, o atleta de 25 anos foi medalhista olímpico de ouro nos Jogos de Tóquio, em 2020, e campeão da Copa América em 2019 e 2021.
Richarlison vai utilizar a camisa 9 do Brasil, em lista divulgada logo após a convocação, que aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (7), na sede da CBF, no Rio de Janeiro (veja a comemoração do atleta abaixo). O capixaba é o 4º jogador nascido no Espírito Santo a disputar uma Copa do Mundo, ao lado de Fontana (1970), Carlos Germano (1998) e Maxwell (2014).
Oriundo das categorias de base do Real Noroeste, Richarlison passou pelo América-MG (2015) antes de chegar ao Fluminense, onde fez 69 jogos e marcou 19 gols. O desempenho chamou a atenção do Watford, da Inglaterra, que contratou o capixaba na temporada 2017/18.
Richarlison seguiu com destaque na Premiere League, e logo depois foi contratado pelo também inglês Everton, por 45 milhões de libras. Os 53 gols em 153 jogos fizeram com que o Pombo fosse adquirido pelo poderoso Tottenham, time integrante do “Bix Six” da Inglaterra, por 50 milhões de libras, mais 10 milhões de bônus por metas alcançadas.
Seleção Brasileira
Richarlison foi chamado pela primeira vez para a Seleção em 2016, para disputar o Sul-Americano sub-20. Um ano e meio depois, em agosto de 2018, o Pombo foi convocado para a Seleção Principal, substituindo Pedro, que havia se lesionado (quis o destino que ambos fossem convocados juntos em 2022).
Em 11 de setembro, o atacante capixaba marcou o seu primeiro gol pelo Brasil, na goleada por 5 a 0 sobre El Salvador, em amistoso. O primeiro título com a amarelinha foi na Copa América, de 2019, quando Richarlison marcou o gol da vitória na final contra o Peru, que terminou em 3 a 1.
Em 2020, nas Olimpíadas de Tóquio, a Seleção Brasileira foi medalha de ouro com Richarlison sendo o principal destaque. O capixaba foi o artilheiro da competição, com cinco gols. A partir daí, o atacante passou a ser figurinha carimbada nas convocações do técnico Tite, chegando à marca de 38 jogos pelo Brasil, com 17 gols marcados.
A lista de Tite
Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Everson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras)
Laterais
Daniel Alves (Pumas-MEX)
Danilo (Juventus-ITA)
Alexsandro (Juventus-ITA)
Alex Telles (Sevilla-ESP)
Zagueiros
Marquinhos (Paris Saint-German-FRA)
Thiago Silva (Chelsea-ING)
Éder Militão (Real Madrid-ESP)
Bremer (Juventus-ITA)
Meias
Casemiro (Manchester United-ING)
Fred (Manchester United-ING)
Fabinho (Liverpool-ING)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Everton Ribeiro (Flamengo)
Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Atacantes
Neymar (Paris Saint-German-FRA)
Richarlison (Tottenham-ING)
Vinícius Jr (Real Madrid-ESP)
Rodrygo (ESP)
Anthony (Manchester United-ING)
Gabriel Jesus (Arsenal-ING)
Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
Pedro (Flamengo)
Raphinha (Barcelona-ESP)
Os 26 convocados se apresentam na próxima segunda-feira (14), em Turim, na Itália, onde ficam até o dia 19, quando seguem viagem para o Catar. A Seleção Brasileira estreia no dia 24, às 16h, contra a Sérvia. Os outros integrantes do Grupo G são Camarões e Suíça.
Confira mais notícias do futebol capixaba aqui no TorcidaES.