Além do poder público, o apoio privado é muito importante para o desenvolvimento do esporte capixaba. E nesta semana, duas atletas que carregam o nome do Espírito Santo mundo afora tiveram seus patrocínios renovados com a ArcelorMittal.
As bodyboarders Neymara Carvalho e Luna Hardman, mãe e filha, seguirão sendo patrocinadas pela empresa, que já apoiava as duas no ano passado. No início deste ano, as duas já estiveram no Havaí, onde treinaram para a temporada de competições de 2023.
Referência internacional no esporte, Neymara Carvalho é pentacampeã mundial da categoria, e em 2022 participou dos circuitos Mundial e Brasileiro.
“Mais que oferecer o patrocínio, a ArcelorMittal é uma grande incentivadora, uma empresa que passa confiança para a gente. Isso é um importante estímulo e gera ainda mais vontade e determinação de trazer bons resultados para o nosso Estado”, disse.
Já Luna Hardman, de 16 anos, vinha sendo patrocinada desde agosto do ano passado. Bicampeã brasileira, a jovem bodyboarder participou, em setembro último, do Sintra Pro 2022, em Portugal, conquistando a primeira colocação no Mundial Júnior. Com a renovação do contrato, ela sonha ainda mais alto.
“Para 2023, uma das minhas metas principais é conquistar o bicampeonato mundial e ir bem no circuito mundial profissional. Com o patrocínio da ArcelorMittal, posso sonhar ainda mais com um futuro no esporte”, afirmou.
Instituto Neymara Carvalho
Além de ícone no esporte, Neymara desenvolve importante trabalho socioeducativo com crianças e jovens na Barra do Jucu, por meio do seu Instituto Neymara Carvalho (INC). A entidade oferece aulas gratuitas de bodyboarding, noções de cidadania e proteção ao meio ambiente, e tem beneficiado centenas de crianças e jovens na Barra do Jucu.
Além disso, os participantes são incentivados a se desenvolverem integralmente como cidadãos, com visão social e ambiental para contribuírem efetivamente em suas comunidades. Também criam uma relação de maior respeito pelo mar, compreendendo sua importância na vida da humanidade.
Apoio ao Esporte
Para a ArcelorMittal, o apoio ao Instituto Neymara Carvalho e às atletas está em alinhamento com os esforços que a empresa tem empreendido com foco na Década do Oceano (2021-2030), uma iniciativa mundial voltada a unir governos, empresas, organizações e toda a sociedade na busca por soluções que permitam reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano, assim como conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.
“Nossa empresa está comprometida com essa demanda mundial. Por isso, além de intensificarmos os investimentos voltados à gestão da água em nosso processo produtivo, temos ampliado a atuação também com projetos que contribuam para a preservação do ambiente oceânico e costeiro, assim como dos rios e outros corpos d´água. O INC tem desenvolvido muitas ações com essa proposta e as bodyboarders Neymara e Luna são duas atletas com forte envolvimento nas questões social e ambiental. Elas compartilham, com a nossa empresa, valores importantes como cuidado com a natureza, incentivo às atletas femininas e formação esportivas em crianças e jovens”, explicou o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva.
Segundo o profissional, o apoio também representa uma ação de empoderamento das mulheres e reforça o compromisso da empresa com essa questão. “Estamos empenhados e atuantes em contribuir para fazer crescer e fortalecer o papel delas nas mais diversas áreas e atividades, como é o caso do esporte”, finalizou.
Confira mais notícias sobre o bodyboard capixaba aqui no TorcidaES.