O Espírito Santo segue sendo um celeiro de craques em diversas modalidades esportivas, e do município de Cariacica pode estar surgindo uma fera no taekwondo. O jovem Gabriel Oliveira de Souza, que já foi aluno das escolinhas da Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília, conquistou o 1º lugar no Campeonato Internacional de Taekwondo Pan-Am Series II, que aconteceu no Rio de Janeiro, no final de março.
Gabriel, de apenas 12 anos, é faixa-preta, e ficou em 3º lugar na etapa nacional do Grand Slam de Taekwondo, também no Rio de Janeiro, e assim se classificou para o campeonato internacional do qual foi medalhista. Agora, os passos do jovem cariaciquense são a seletiva para a Copa Capixaba de Taekwondo e para a Copa Sudeste, ambas no Estado.
O capixabinha bom de luta é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias, em Campo Grande, onde foi homenageado. Gabriel também participa do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), oferecido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cariacica (Semesp).
“Eu comecei com 5 anos por incentivo do meu pai que me mostrava vários vídeos de taekwondo. A partir daí, me interessei, frequentei a Estação Cidadania-Esporte e comecei a participar de campeonatos. Até então já foram 17 competições e pretendo seguir em frente, conquistando cada vez mais medalhas”, disse ele.
O pai de Gabriel, o bombeiro hidráulico Helbert Leonardo de Souza, não dispensa elogios ao filho.
“Ele é um orgulho para mim. Fico muito feliz em ver que ele é um campeão e está no caminho certo. Além disso, ele é muito esforçado e dedicado, treina muito, se dedica aos estudos e merece tudo de bom para a vida dele”, contou.
Para o secretário de Esporte e Lazer Paulo Roberto de Oliveira a conquista de Gabriel representa muito para a cidade, que demonstra cada vez mais potencial no esporte.
“Nossos atletas merecem ser valorizados. A conquista dele, que é um jovem campeão, inspira muitas pessoas que se interessam pelo esporte com o objetivo de ter uma vida mais saudável e até disputar grandes títulos locais, nacionais e até internacionais”, afirmou ele.
Confira mais notícias das lutas capixabas aqui no TorcidaES.