A história do Brasil na NBA passa pela trajetória de 18 jogadores que atuaram na maior liga de basquete do mundo, sendo dois deles nascidos no Espírito Santo: Anderson Varejão e Didi Louzada. Em 35 anos, desde a chegada de Rolando Ferreira ao Portland Trail Blazers, foram conquistas, histórias, marcas importantes e muitos motivos de orgulho para o fã brasilero de basquete.
E para celebrar o início da temporada 2022-2023 da NBA, que será neste mês de outubro, o projeto “Memorabília do Esporte” reuniu cards colecionáveis oficiais da NBA autografados por 16 dos 18 atletas – exceção apenas de Rolando Ferreira e Pipoka, não disponíveis no mercado – para uma ação de leilão chamada ‘Coleção Brasileiros da NBA’.
O lance inicial é de R$ 3.000,00 e parte da renda do leilão social será destinada a projetos esportivos e/ou instituições de assistência social.
Além dos cards dos capixabas Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Didi Louzada (New Orleans Pelicans), na coleção também estão: Alex Garcia (San Antonio Spurs), Bruno Caboclo (Toronto Raptors), Cristiano Felício (Chicago Bulls), Fab Melo (Boston Celtics), Leandro Barbosa (Boston Celtics), Lucas ‘Bebê’ Nogueira (Toronto Raptors), Marcelo Huertas (Los Angeles Lakers), Marcus Vinícius (New Orleans / Oklahoma City Hornets), Nenê Hilário (Houston Rockets), Rafael ‘Bábby’ Araújo (Toronto Raptors), Raul Neto (Utah Jazz), Scott Machado (IONA College), Vitor Faverani (Boston Celtics) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs).
Os cards de Alex, ‘Bábby’, Nenê, Bebê, Splitter e Huertas são numerados. Os cards de Alex e Didi foram autografados pelos atletas com certificação da MDE. Todos os demais são certificados por empresas como Topps, Upper Deck, Leaf e Panini.
Capixabas na NBA
O primeiro atleta nascido no Espírito Santo a atuar no maior basquete do mundo foi Anderson Varejão. O pivô de 2,11 de altura foi a 30ª escolha do draft de 2004, feita pela Orlando Magic. Logo na sequência, Varejão foi transferido para o Cleveland Cavaliers, onde teve a companhia do superastro LeBron James. O capixaba ficou nos Cavs de 2004 a 2016 e encerrou a sua carreira na NBA em Cleveland, em 2021. Na temporada 2016/17, passou também pelo Golden State Warriors, de Stephen Curry, onde foi campeão.
E o segundo capixaba e 18º brasileiro que já atuou na NBA é o jovem armador Didi Louzada, de 23 anos. Marcos Henrique Louzada Silva mede 1,96 de altura e foi draftado como a 35ª escolha em 2017 pelo Atlanta Hawks, sendo repassado em seguida para o New Orleans Pelicans. Didi passou duas temporadas no Sydney Kings, da Austrália até ser de fato um atleta da NBA, quando finalmente entrou em quadra pelos Pelicans na temporada passada. Em 2022, o capixaba tinha assinado um contrato com o Portland Trail Blazers, que pouco tempo depois dispensou o atleta
Confira mais notícias do basquete capixaba aqui no TorcidaES.