Numa competição “tiro curto” como é a atual edição do Campeonato Capixaba, qualquer erro pode ser fatal. E é dessa forma, buscando cada vez mais avaliar os adversários jogo a jogo, que o técnico do Forte, Charles de Almeida vai buscar mais uma vitória, diante do Rio Branco de Venda Nova, neste domingo (25), no Estádio Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante.
Técnico vencedor no futebol capixaba, com títulos de Série A e B estaduais no mesmo ano (Serra e Rio Branco em 2018), Charles de Almeida reconhece que um estilo mais reativo, com a equipe esperando as ações do adversário para contra-atacar pode ser um caminho a seguir, diante de uma sequência insana de jogos.
“Numa proposta reativa a gente teve realmente uma equipe mais sólida. A gente sabe do grupo que tem na mão com pouco tempo de trabalho, a parte física dos atletas, e quando você joga de forma reativa, obviamente você tem um desgaste menor. Usamos uma marcação mista, e a gente procura realmente não cansar, porque se você propor muito jogo, você também tem que ter mais movimentação, mais aproximação, e automaticamente você se resguarda do desgaste e sai muito na boa, joga em função da falha do adversário”, disse o treinador.
Diante do Real Noroeste (vitória) e do Porto Vitória (empate), o time do Forte teve um desempenho melhor do que na partida contra o Capixaba (derrota). Neste duelo em especial, a equipe precisou propor o jogo e teve dificuldades, fato confirmado por Charles de Almeida, que já entendeu qual deve ser o estilo de jogo de sua equipe no restante da primeira fase.
“Não tem como você criar uma situação onde a sua equipe não te dá resposta. A questão toda é que nos momentos em que nós propomos o jogo contra o Porto Vitória, tivemos posse de bola, e tivemos também momentos em que a gente adiantou um pouquinho a marcação para dificultar mais a saída deles, porque o Porto tem um time de toque de bola, e sai com muita qualidade. Mas nós jogamos melhor dessa forma (reativo) e vimos que o caminho é exatamente esse em função do tempo de trabalho, o desgaste de jogar quarta e domingo, e a gente não ter um plantel tão elástico”, finaliza.
Com quatro pontos ganhos, o Forte está na sexta posição do Capixabão 2026. Neste domingo (25), a partir das 15h, a equipe de Vargem Alta encara o Rio Branco VN, no Estádio Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante. A partida é válida pela quarta rodada da competição estadual.





