Conheça dos campeões da Copa das Comunidades de Vitória 2022

Duas finais no masculino e uma no feminino agitaram o fim de semana no Estádio Salvador Costa. Confira os resultados oficiais

A cidade de Vitória já tem seus mais novos campeões do futebol de campo amador, o famoso futebol de várzea. As donas e os donos do título de melhores do município foram conhecidos neste último sábado (17), após as finais da 39ª edição do Campeonato das Comunidades de Futebol de Campo 2022, que aconteceu no Estádio Salvador Costa.

Na categoria Feminino, as meninas do Estadual faturam o título máximo da categoria após vencerem o time do Vila Soccer pelo placar de 2 a 1. Entre os homens, duas finais: na 2ª divisão, o Bela Vista derrotou o Grêmio do Forte, nos pênaltis, por 7 a 6. E na elite, Jabour venceu o Galáticos, por 2 a 1.

Final feminina eletrizante

A final entre as mulheres foi o primeiro duelo do dia, e agitou as arquibancadas do estádio Salvador Venâncio da Costa, em Bento Ferreira. Thaís Silva e Giullya Martins marcaram no primeiro tempo para o Estadual enquanto Valéria Oliveira descontou de pênalti para o Vila Soccer faltando um minuto para terminar a partida.

“Esse campeonato é mais uma oportunidade pra gente ser vista. A gente vem lutando por isso há tanto tempo, e a Prefeitura fazer um campeonato assim é muito importante, muito importante mesmo. A gente merece estar nesse lugar. Conquistar esse título é indescritível. A gente pôs nosso treinamento em jogo e deu tudo certo”, comemorou a capitã Tainara Barcelos, que além do título, também levou para casa o troféu de artilheira do campeonato.

Meninas do FC Estadual conquistaram o título (Crédito: Elizabeth Nader)

Título em boas mãos

“As meninas vêm dando um show de técnica e lances bonitos desde o início a competição, em novembro. As duas equipes finalistas mostraram muito preparo ao longo do campeonato e o título ficou em muito boas mãos. Todas as jogadoras e comissões técnicas estão de parabéns”, comemorou o secretário de Esportes e Lazer da capital, Sandro Parrini.

Além da artilheira, também foram premiadas a melhor goleira, Jocilaine Nascimento, e a melhor jogadora, Flávia Helena. Ambas do Estadual.

“Haja coração” na final da Série B masculina

Após a final das mulheres, foi a vez dos times da 2ª divisão Masculino decidirem o título pela categoria de acesso. O duelo entre Grêmio do Forte e Bela Vista foi bastante acirrado. No tempo regulamentar, o Bela Vista saiu na frente com Kleber Pereira, de pênalti. Também de pênalti, o Grêmio do Forte empatou com Carlindo Ferreira e virou com Marcos Lopes. Carlos Daniel empatou a decisão, que foi para os pênaltis.

Após oito cobranças para cada time, a equipe do Bela Vista venceu por 7 a 6 e se consagrou campeã. “Pra nós é uma maravilha, uma equipe que está se reconstruindo, começou mal, perdendo, mas fomos trabalhando, acreditando, melhorando. Foi merecido, agradeço a todo mundo que nos apoiou, que acreditou. Foi merecido”, comemorou o capitão Ricardo Baioco.

Nas premiações individuais, o prêmio de melhor goleiro ficou com João Victor, atleta do Amigos do PI (Enseada do Suá); o artilheiro foi Harisson Ferreira, do Estrela FC (Da Penha); e o melhor jogador foi para Carlindo Ferreira, do Grêmio do Forte.

Galera do Bela Vista faz a festa (Crédito: Elizabeth Nader)

Elite tem decisão nos minutos finais

Em seguida, foi a vez da categoria principal da competição decidir quem levantaria do troféu de grande campeão do torneio. A finalíssima foi entre Galácticos de Sábado e Jabour, que protagonizaram mais uma final emocionante para o público que compareceu ao “Ninho da Águia” para prestigiar a maior festa do futebol amador capixaba.

O título ficou com o time do Jabour, que venceu o Galácticos pelo placar de 2 a 1. O Jabour saiu na frente, num pênalti muito bem batido por Mikael dos Santos. No segundo tempo e com um jogador a menos, Carlos César fez um golaço de falta, deixando tudo igual. Nos minutos finais da partida, porém, de cabeça, Alexandre Ferreira anotou o gol do título para o Jabour.

“Alegria, é alegria demais, a gente buscou muito nesse título. Batalhamos, reformamos elenco, e dessa vez não escapou. A gente merecia demais. Ano passado ficamos na semifinal e eu tenho certeza de que vem muita coisa boa aí da pro nosso time”, comemorou o campeão Gutenberg Nascimento.

As premiações individuais ficaram para Luiz Henrique, do Jabour, o melhor goleiro; Vinicius, do Unidos de Inhanguetá, foi o artilheiro do Campeonato das Comunidades; enquanto Breno Nazaré, do Galácticos de Sábado, foi eleito o melhor jogador.

DNA Brasileiro

“Foi um campeonato excelente. A equipe da Secretaria de Esportes e Lazer trabalhou com muito afinco e dedicação para que esta edição fosse novamente um sucesso, e estão de parabéns. O futebol e a várzea fazem parte do DNA capixaba e brasileiro. Nós vemos isso em cada atleta e profissional envolvido, dentro ou fora de campo. Por isso me sinto grato e honrado por fazermos parte dessa história e parabenizo todas as equipes, comissões técnicas e torcedores pela linda festa que protagonizaram hoje e ao longo de todo torneio”, celebrou o secretário Sandro Parrini.

Campeonato é histórico

Realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Vitória (Semesp), o Campeonato das Comunidades de Futebol de Campo é considerado uma das mais competições mais disputadas e tradicionais do estado, sendo realizada desde a década de 70.

O torneio faz parte da história de Vitória e da identidade da cidade, integrando e movimentando a várzea, os bairros e seus moradores há muitos anos. Seu sucesso é um reflexo do quão importante é promover, fomentar e investir no esporte amador.

“É um evento que mostra toda a força do futebol amador, o chamado ‘futebol de várzea’, responsável por revelar inúmeros talentos país afora e um dos pilares estruturais do campeoníssimo futebol brasileiro”, conta o coordenador da competição, Camilo Marcarini, ex-atleta profissional de futebol com passagens pela Seleção Brasileira e um dos maiores incentivadores do torneio.

Este ano o Campeonato das Comunidades realizou sua 39ª edição trazendo mais uma vez a proposta de integração e competitividade sadia que envolve jogadores, comissões técnicas, torcedores, famílias e comunidades da cidade de Vitória.

Confira mais notícias do futebol amador aqui no TorcidaES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *