Enzo Pegorette domina o wrestling nacional em 2025 com apoio dos programas Bolsa Atleta e Voe Atleta

O Espírito Santo tem um novo nome consolidado no topo do wrestling brasileiro: Enzo Pegorette. Com uma temporada simplesmente avassaladora, o capixaba fechou 2025 como o atleta mais vitorioso da modalidade no país um feito impulsionado pelo suporte dos programas Bolsa Atleta e Voe Atleta, do Governo do Estado.

No último fim de semana, no Rio de Janeiro, Enzo escreveu mais um capítulo dourado em sua trajetória. Mesmo já tendo garantido com antecedência o título da categoria Sub-20 – 72 kg, liderando o ranking nacional e estadual com 810 pontos, o capixaba decidiu ir além: subiu de categoria, competiu no Campeonato Brasileiro Sub-23 (79 kg) e levou mais um ouro para casa. Vitória maiúscula, que colocou o Espírito Santo novamente no lugar mais alto do pódio.

A temporada de Enzo impressiona por números e constância:

  • 11 campeonatos disputados,
  • 10 medalhas conquistadas,
  • Líder do ranking nacional Sub-20 (72 kg, estilo livre),
  • Líder do ranking nacional Sub-23 (79 kg),
  • E o melhor resultado internacional da modalidade para o ES em 2025: 5º lugar no Pan-Americano de Wrestling, disputado em Lima, no Peru, representando o Brasil.

E não para por aí. Enzo faz do wrestling um universo completo: além de atleta, é árbitro nível 2 da CBW, atuando em competições nacionais e internacionais; foi técnico da Seleção Capixaba Universitária de Beach Wrestling; e ainda dedica parte do seu tempo a projetos sociais por meio do Instituto Enzo Pegorette, oferecendo aulas gratuitas em Linhares, São Mateus e recém-inaugurado em Vitória. Tudo isso enquanto segue a rotina de estudante de Odontologia na UFES. Um verdadeiro multitarefa do esporte capixaba.

Com humildade e foco, Enzo destaca o peso do apoio recebido:
“Tudo isso eu agradeço ao Governo do Espírito Santo, com os programas Bolsa Atleta e Voe Atleta, sem os quais seria impossível participar do circuito nacional em vários estados do Brasil. Nosso muito obrigado à Secretaria de Esportes pelo empenho e dedicação na formação esportiva dos jovens talentos do Estado.”

Agora, o campeão já mira a temporada 2026, planejando novas metas, novos desafios e, claro, novas medalhas. Se depender do que 2025 mostrou, vem muito mais por aí e o wrestling capixaba segue mais forte do que nunca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *