A tão sonhada luta pelo título mundial no boxe profissional está cada vez mais próxima para o capixaba Esquiva Falcão. O pugilista de 32 anos é cotado para ser o próximo desafiante do atual campeão do peso-médio (até 73,03 kg) Gennadiy Golovkin, o “GGG”, que acumula os cinturões da Federação Internacional de Boxe e da Associação Mundial de Boxe.
A informação foi publicada no site “Izquierdazo”, especializado em boxe internacional. O periódico mexicano conversou com o presidente da AMB, Gilberto Jesús Mendoza, que foi categórico ao afirmar que o atleta do Cazaquistão terá que enfrentar o capixaba em sua próxima luta.
“É uma decisão conjunta e vamos comunicá-lo em breve. Golovkin deve lutar com Falcão e o vencedor enfrenta Erislandy Lara”, afirmou o dirigente esportivo, que revelou ainda que as duas entidades concordam com o duelo.
Ainda não há uma data prevista para o duelo, mas a tendência é que a luta aconteça apenas em 2023, haja vista que existem algumas etapas do processo para serem concluídas, como a confirmação do combate e promoção da luta.
Na última vez que entrou num ringue, no dia 17 de setembro, em Las Vegas, GGG foi derrotado pelo mexicano Saul “Canelo” Alvarez, e perdeu os seus títulos na categoria super-médio (76,2 kg). O cartel do cazaque é de 45 lutas, com 42 vitórias (37 nocautes), duas derrotas e um no-contest (luta sem resultado).
Já Esquiva Falcão, que na última semana estava no Vietnã fazendo uma luta de exibição, possui um cartel invicto de 30 vitórias (20 nocautes). Em maio deste ano, o capixaba venceu o argentino Cristian Rios, por decisão unânime, em São Paulo.
Confira mais notícias do boxe capixaba aqui no TorcidaES.