Murilo Duarte vence a Super Final e é tricampeão capixaba de kart na categoria F4 Jr

Numa disputa eletrizante, o piloto de 13 anos chegou em 2º na primeira etapa do dia, porém ajuste no carro fez com que o atleta vencesse as duas baterias restantes e conquistasse o título.

O piloto Murilo Duarte se sagrou tricampeão do Campeonato Capixaba de kart, na categoria F4 Jr. A conquista aconteceu na tarde deste sábado (23), no Kartódromo Internacional da Serra, em Portal de Jacaraípe, durante o evento “Super Finais”, que reuniu as três últimas etapas da competição.

Numa disputa eletrizante, Murilo Duarte, que chegou ao evento final na liderança da categoria, confirmou o favoritismo ao vencer duas das três etapas disputadas. O atleta de 13 anos ganhou inclusive a prova finalíssima, que valia mais pontos do que as demais etapas de toda a temporada e poderia mudar as posições na classificação.

Murilo Duarte, que tinha 134 pontos antes desta etapa final, terminou a temporada 2024 da categoria F4 Jr com 171 pontos, seguido de João Tito, que ficou em 2º lugar, com 154 pontos. Com as duas vitórias nas “Super Finais”, o piloto número 777 venceu oito das 17 etapas disputadas.

“Agradeço muito ao meu pai, à minha mãe, aos meus mecânicos e a todos que torceram por mim. E agradeço a Deus também, porque sem ele nada disso seria possível”, afirmou Murilo, que anteriormente já havia sido campeão estadual na categoria Cadete e, no ano passado, faturou o primeiro título na F4 Jr.

Emoção nas provas

Na primeira bateria da tarde, que valia 11 pontos ao vencedor, Murilo não teve um bom desempenho na tomada de tempo e largou na 4ª posição. Fazendo uma prova de recuperação, o piloto foi arrojado e buscou a 2ª posição ao fim das 17 voltas, feito que o manteve na liderança.

Porém, como o vice-líder da temporada, João Tito, venceu essa 15ª etapa, a distância baixou de quatro para apenas um ponto, pois o rival ainda tinha feito a pole-position, o que lhe garantiu mais um ponto extra. A pista molhada também favoreceu o piloto número 12, mas algo mudaria a partir dali.

Acerto do carro e tempo firme fazem diferença

No intervalo entre a 1ª e a 2ª provas, os mecânicos fizeram ajustes nos carros, e o acerto feito no equipamento de Murilo Duarte, aliado ao tempo firme, sem chuva forte, mudou totalmente o panorama das Super Finais. A pista secou e aí a balança pendeu pro lado de Murilo Duarte.

Desta vez, nesta segunda prova da tarde, a ordem de largada é a posição de chegada na prova anterior, então Murilo Duarte largou em segundo, ao lado do rival, João Tito. Com a largada em movimento, quando as luzes se apagaram, o piloto 777 pulou na frente e já tomou a liderança.

João Tito largou mal, caiu pra terceiro e mais tarde ainda seria ultrapassado por Henrique Kruguer, fazendo uma prova ruim. Já Murilo Duarte abriu vantagem e terminou a 16ª etapa na liderança.

“Prova de manual” na Super Final

Na Super Final, aconteceu quase um repeteco da prova anterior. Agora com o traçado invertido e com a vitória valendo 15 pontos, Murilo Duarte largou na liderança e já foi abrindo vantagem.

João Tito, que largou em 4º, ficou embolado entre Henrique Kruguer e Rafael Kerkoff, não conseguia se aproximar. Com isso, a 17ª etapa acabou virando um “passeio” de Murilo Duarte, que venceu com autoridade e “no capricho” recebeu a bandeirada final para confirmar o título da temporada 2024.

Após o título da temporada 2024 no Campeonato Capixaba de Kart, categoria F4 Jr, Murilo Duarte já tem planos audaciosos para o ano que vem. Laureado em três anos seguidos em solo capixaba, o atleta quer expandir fronteiras e disputar competições nacionais.

“Quero tentar disputar campeonatos fora do Espírito Santo, como o Mineiro e o Carioca, talvez o Capixaba de novo. Também quero disputar a Copa do Brasil e o Brasileiro de kart, e tentar conquistar esses títulos”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *