Travessia Vista do Mestre movimenta o litoral da Serra neste fim de semana

Ultramaratona aquática de 16km de extensão vai contemplar as praias de Nova Almeida e Manguinhos, e terá duas janelas de competição.

Nadar entre a imponência das falésias, a Igreja dos Reis Magos e a grandiosidade da vista do Mestre Álvaro. Uma experiência única, que a Travessia Vista do Mestre vai trazer aos nadadores que irão participar da competição, que acontece neste sábado, 5 de abril, no litoral do município da Serra.

O trajeto do desafio, que conta com 16 quilômetros de extensão, contempla as praias de Nova Almeida, Baleia, Jacaraípe e Manguinhos. A largada acontece às 6h, na Praia de Nova Almeida (ao lado direito da ponte). Haverá um ponto de arbitragem e troca dos nadadores do revezamento, na praia de Jacaraípe.

Como a modalidade acontece em águas abertas, a janela de competição já foi definida para est sábado (5). Tudo depende das condições climáticas e a largada acontecerá preferencialmente com a corrente favorável.

As provas serão em duas categorias: individual ou revezamento em dupla, ambas com 16 km. Essa será a primeira ultramaratona em águas abertas do município da Serra. A Travessia Vista do Mestre é idealizada pelo ultramaratonista Ronaldo Camillato e pelo seu técnico Leonardo Nascimento, da LN Sports, com apoio da Prefeitura da Serra e do Corpo de Bombeiros.

Diversos atletas capixabas já confirmaram presença, como Romulo Perini, Alexander Santana, Sophia Dutra, Antônio Vidigal, Diógenes Cano, Adervania Barcelos, Vinícius Santana, Marilelia Rocha, Ricardo Marques, Gerbson Sales e Ricardo London entre outros.

Premiações

Não haverá premiação por categoria, haverá apenas premiação geral (masculina e feminina), PCD
(masculina e feminina) e apenas as 05 (cinco) primeiras duplas do revezamento independente da composição da dupla. Os 05 (cinco) primeiros colocados terão seus tempos anotados e os resultados divulgados no local de chegada.

Todos os outros nadadores e apoios que finalizarem a prova receberão uma medalha finisher. Não serão entregues medalhas finisher para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da prova. Só será entregue uma medalha por atleta e uma medalha para o apoio.

Desafio Canal da Mancha

Parte do valor arrecadado com as inscrições irão ser destinadas ao projeto “Travessia do Canal da Mancha”, que será realizado em 2027 pelo atleta Ronaldo Camillato Júnior, que é capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

O desafio surgiu após Camillato passar por um drama pessoal, com a esposa Tereza sofrendo na pandemia com a Covid-19. Vendo o grande amor de sua vida passando por um momento delicado de saúde, o bombeiro fez uma promessa que, caso ela se recuperasse, iria realizar uma travessia aquática de 40 quilômetros, que ficou conhecida como “Travessia da Promessa”.

Após a recuperação de Tereza, Ronaldo Camillato se preparou para o desafio, que aconteceu em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A prova foi homologada pela BISA, “Big Island Swimming Association”, a maior associação de ultramaratonas aquáticas no mundo. E depois da conclusão, o que era lazer virou esporte.

História

O primeiro capixaba a atravessar o Canal da Mancha nadando foi Márcio Junqueira, um engenheiro que na época tinha 47 anos, terminando a travessia em pouco mais de 11 horas, em 2020. E no ano passado, a nadadora Thaís Sant’Ana foi a primeira mulher capixaba a atravessar o Canal da Mancha, nadando 45 quilômetros entre a Inglaterra e a França. Apenas 40 brasileiros já concluíram o percurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *