Festa no interior! Após a classificação do Real Noroeste, agora é o Nova Venécia que conseguiu se classificar para a grande final do Campeonato Capixaba 2023. Após ter sido derrotado por 2 a 0 no tempo normal, o Leão do Norte venceu na disputa de pênaltis, por 8 a 7 (assista no vídeo abaixo), e garantiu a vaga na decisão.
O primeiro gol da partida foi marcado no finzinho, aos 42 minutos do 2º tempo. Após escanteio cobrado da esquerda, a zaga do Nova Venécia afastou para a entrada da área. O atacante Teco “matou no peito” e chutou forte para abrir o placar.
E aos 50 minutos o Alvianil chegou ao 2 a 0 no placar novamente com Teco, que aproveitou cruzamento na área de Matheus Costa e de cabeça fez o segundo gol dele no jogo e levou a decisão da vaga na final para os pênaltis.
Penalidades máximas
O Vitória abriu as cobranças com o atacante Rodriguinho, que marcou o primeiro gol. Pelo Nova Venécia, quem cobrou primeiro foi o lateral-direito Tony, que também converteu. Na sequência, outro Tony, agora o centroavante Alvianil, que marcou o segundo do Vitória. Capitão do Nova Venécia, Emerson também balançou a rede: 2 a 2.
O zagueiro João Moura cobrou o terceiro pênalti para a Águia Azul, e converteu, mantendo o Vitória em vantagem. Logo após, Cleiton bateu forte e no canto para vencer Alan Camillato e botar o 3 a 3 no placar. Autor dos dois gols no tempo normal, o atacante Teco também converteu a sua cobrança: 4 a 3 para o Vitória.
O zagueiro Rhamon Mexicano bateu com categoria e empatou novamente em 4 a 4. Para finalizar a sequência de cobranças do Vitória, o lateral-esquerdo Dodô cobrou com frieza, no ângulo e fez 5 a 4. E pra fechar as cobranças do Nova Venécia, o atacante Erick Bahia bateu no canto e empatou de novo: 5 a 5.
Iniciando as cobranças alternadas, o centroavante Warlei bateu no canto direito do goleiro Iury e balançou a rede. Já o lateral-esquerdo Djavan cobrou colocado e empatou novamente: 6 a 6. O lateral-esquerdo Matheus Silva cobrou de forma perfeita e manteve o Vitória em vantagem. Mas o meia Dodô fez outra cobrança sensacional e tornou a manter a igualdade no placar em 7 a 7.
O oitavo pênalti do Vitória foi cobrado pelo atacante Matheus Costa, mas o atleta Alvianil bateu mal e facilitou a defesa do goleiro Iury. E o experiente zagueiro Pedro Botelho cobrou firme para colocar o Nova Venécia na final do Capixabão.
Final do Capixabão 2023
Real Noroeste e Nova Venécia se enfrentam na final do Capixabão 2023 em duas partidas, nos dois próximos finais de semana. Datas, locais e horários serão confirmados pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) nesta segunda-feira (10).
Porém, a tendência é que o Nova Venécia atue como mandante no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pois o Zenor Pedrosa Rocha não possui a capacidade mínima exigida para receber partidas de final de campeonato (5 mil lugares).
O jogo de ida será com mando do Nova Venécia, com a partida de volta acontecendo no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, pois o Real Noroeste teve melhor campanha que o Nova Venécia na primeira fase. Não há vantagem no duelo e em caso de igualdade na soma dos resultados, a decisão irá para os pênaltis.
Confira mais notícias do futebol capixaba aqui no TorcidaES.