A crise no Futebol Forte União (FFU) escalou neste fim de semana. Depois do Cade proibir a Sports Media de dificultar a saída de clubes, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Operário-PR e Figueirense já pularam fora. Agora, o Amazonas entrou na Justiça para tentar impedir que seus direitos de arena sejam usados como garantia em uma operação bilionária.
O clube amazonense ajuizou uma ação declaratória de inoponibilidade e ineficácia de garantia, pedindo que a Justiça reconheça que os recebíveis do clube não podem ser executados para cobrir dívidas da Sports Media. A investidora emitiu R$ 950 milhões em debêntures em julho de 2025, usando como lastro os direitos comerciais e de mídia dos times do FFU.
Na ação, o Amazonas alega que a Sports Media só adquiriu percentuais dos direitos de arena, não a totalidade. Por isso, dar em garantia “a totalidade dos recebíveis presentes e futuros” alcança parcelas que não pertencem à investidora. O clube também afirma que não consentiu com o uso de seus recebíveis como lastro e que a escritura condiciona a execução ao consentimento das partes.
Enquanto isso, o Corinthians também se movimentou. O presidente Osmar Stábile enviou notificação à FFU manifestando preocupação com a decisão do Cade. O clube condicionou a continuidade das negociações à plena adequação do bloco à legislação concorrencial, mas não anunciou saída imediata – apenas se reservou o direito de tomar medidas para proteger seus interesses.
A saída do Corinthians seria um baque para o FFU, já que o clube tem a maior torcida entre os membros. A ação do Amazonas, por sua vez, pode complicar ainda mais a situação da Sports Media, que vê seus ativos de garantia serem questionados na Justiça. O mercado de direitos esportivos está em ebulição, e os próximos capítulos prometem mais reviravoltas.
Fonte: maquinadoesporte.com.br







Deixe um comentário