A temporada 2022 ainda não terminou, porém, para muitos times capixabas o momento é de planejamento e reflexão visando o ano que vem. Pois em âmbito nacional, devido à realização Copa do Mundo do Catar, entre novembro e dezembro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tratou de antecipar este processo.
Nesta última quarta-feira (21), a entidade máxima do futebol no país divulgou de forma oficial o calendário de competições para 2023, definindo datas de início e término de todas as competições.
Então o TorcidaES traz pra você, torcedor, uma análise geral sobre o que interessam para os times do Espírito Santo essas datas, mesmo com a Série B do Capixabão ainda em andamento, e a participação do Real Noroeste na Copa Verde. A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) deve convocar os clubes participantes para o arbitral e divulgar o calendário capixaba nos próximos dias.
Só um adendo: a CBF divulga o calendário com datas sugeridas para os estaduais, mas a palavra final é sempre das federações, que normalmente definem os seus próprios calendários, obviamente respeitando as datas limite entre uma competição e outra (salvo raras exceções).
Capixabão – 15 de janeiro a 9 de abril
A CBF sugeriu que os campeonatos estaduais pelo Brasil deveriam começar em meados de janeiro, no fim de semana do dia 15. É com essa data em mente que os times capixabas devem projetar o término de suas pré-temporadas. Já o fim dos estaduais, que normalmente coincide com a última semana antes da estreia do Brasileirão, tem data sugerida para 9 de abril.
O que pode acontecer é que os clubes peçam, em arbitral, para que a FES atrase o início do Capixabão em uma ou duas semanas, haja vista que a data de início da Série D é apenas em 30 de abril.
Copa do Brasil – 22 de fevereiro a 24 de setembro
Times capixabas na disputa – Real Noroeste e Vitória
Grande fonte de renda dos times capixabas, que podem garantir mais de 1 milhão de reais na conta com a vitória em apenas uma partida, a Copa do Brasil tem ganhado cada vez mais importância. Já são quatro anos consecutivos em que nossos times chegam pelo menos na segunda fase.
Com a estreia acontecendo, no mínimo, em 22 de fevereiro, as equipes do Espírito Santo já teriam, em tese, um bom nível físico e técnico, haja vista que se espera já estarem em atividade por conta das primeiras rodadas do Capixabão.
Série D do Brasileiro – 30 de abril e 29 de outubro
Times Capixabas na disputa – Real Noroeste e Vitória
Objeto de desejo dos times do Espírito Santo nos últimos anos, a Série D do Brasileiro começa numa data que, em tese, não deveria causar preocupação para os nossos times. A competição se inicia em 30 de abril, duas semanas após o fim do estaduais (se seguirem a sugestão da CBF acima).
Mesmo se houver o adiamento do início do Capixabão por até duas semanas, a estreia na 4ª divisão nacional não iria conflitar com as fases finais do Estadual, pois ainda haveria uma distância de sete dias entre uma competição e outra. Limite aceitável e normalmente utilizado em divisões maiores.
Normalmente a Série D não conflitava com a Copa Espírito Santo, mas a situação foi diferente neste ano de 2022, quando Nova Venécia e Real Noroeste utilizaram times alternativos na competição estadual. A FES e os clubes definirão em arbitral quando começará a Copa ES e aí saberemos se haverá em 2023 novamente um conflito de datas entre os dois torneios.
Copa Verde – ainda sem data
Times capixabas na disputa – Real Noroeste e Rio Branco
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou as datas das duas competições regionais do país, a Copa Verde e a Copa do Nordeste, para 2023. A tendência é que as datas específicas dos dois torneios sejam oficializadas até o próximo dia 17 de outubro.
Confira mais notícias sobre o futebol capixaba aqui no TorcidaES.