O regulamento e a fórmula de disputa do Campeonato Capixaba de 2023 foram definidos nesta segunda-feira (10), em arbitral realizado no auditório do Hotel Golden Tulip, em Vitória. Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e os 10 clubes participantes optaram por manter a forma de disputa dos anos anteriores, com oito times avançando para as quartas de final. Os dois últimos serão rebaixados.
Os dirigentes também deliberaram sobre as vagas em competições nacionais que o futebol capixaba terá direito e que serão distribuídas entre os torneios estaduais. Novamente, nenhuma mudança em relação à este ano: o campeão capixaba em 2023 ganha vagas na Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Verde em 2024.
O vice-campeão capixaba fica com a segunda vaga para a Série D de 2024. Já o campeão da Copa Espírito Santo do ano que vem fica com a vaga para a Copa do Brasil de 2024. E o vice-campeão da Copa ES terá direito a participar da Copa Verde em 2024.
Final única com VAR é vetada
Uma mudança que poderia causar um grande impacto e que foi proposta pela diretoria do Vitória, acabou sendo vetada pela maioria dos clubes em votação. O Alvianil sugeriu que a decisão fosse em jogo único e com a utilização do VAR, como na Copa Espírito Santo deste ano (assista no vídeo abaixo). Porém, os times participantes, em um pleito acirrado (28 a 26 votos), votaram para que a final continue sendo feita em jogos de ida e volta, e sem a utilização de tecnologia.
Capixabão 2023
O Campeonato Capixaba 2023 começa no dia 21 de janeiro, com deve se encerrar no dia 23 de abril. A tabela e o regulamento vão ser publicados, de forma oficial, no site da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), no dia 23 de novembro deste ano.
Confira mais notícias do Futebol Capixaba aqui no TorcidaES.
3 respostas
Deveriam era exigir gramados melhores e estádios com o mínimo de conforto com algumas arquibancadas cobertas. A federação deveria buscar com o governo do estado a troca de ingressos por notas fiscais. Melhorar o preço dos ingressos devido o nível de futebol apresentado. Melhores preços nas bebidas e comidas e sorteio entre os torcedores que pagam ingressos. Outra sugestão seria a federação contratar um striming para televisionar os jogos, assim quem não puder ir no estádio assiste em casa e ajuda pagando um valor menor no ingresso. Os clubes tem que conseguir prêmios com o comércio e sortear no intervalo assim incentiva a ida de torcedores nos estádios. Observar também melhor horário p os jogos.devido ao calor desses meses.
Todos os estádios tem que ter um alto falante para que o público saiba as substituições e possam ouvir os sorteios nos intervalos dos jogos, bem como o decorrer do campeonato, escalação dos times, assim o torcedor tem mais conhecimento dos jogadores, pois cada ano são jogadores diferentes nós times que não mantém a base ou o time devido calendário pequeno. Tem que profissionalizar o campeonato com informaçoes e incentivos, pois a média de torcedores em nosso campeonato e 300 torcedores. Uma vergonha, pior que time de várzea melhorem o preço dos ingressos aí vai dar mais gente em campo . Divulguem melhor os jogos e os jogadores do elenco. Melhorem os banheiros e filas nos bares. Torcida organizada meia entrada pelo menos pro torcedor ir ao estádio.
Se colocarem mais publicidade nos estádios poderao arrecadar mais e trazer melhores jogadores e assim melhora o nível e podemos até buscar uma vaga no acesso aos campeonatos nacionais., Mantendo uma base, entrosamento no time e melhores contratações podemos ter jogos com times de outros estados e assim obter melhores arrecadações se tiver mídia nos jogos os patrocinadores aparecem, pois mídia para meus dúzia de torcedores ninguém ajuda. Se tiver jogos televisionados pelo menos no Facebook os patrocinadores ajudam . Mesmo os de outros municípios . Fica a dica pra vocês ano que vem. A federação não pode proibir a transmissão dos jogos pelo Facebook pois assim não ajuda os clubes nós patrocínios.