A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) foi eleita a segunda melhor do Brasil em um prêmio nacional de governança esportiva. A 7ª edição do “Sou do Esporte” premiou pela 1ª vez federações de futebol e em 2023, a FES disputou com a Federação Paulista de Futebol (FPF), que ficou com o título de melhor do país.
Atuando com destaque na presidência da FES, Gustavo Vieira, à frente da federação desde 2015, foi reeleito no ano passado para o seu terceiro mandato, para o quadriênio entre abril de 2023 e abril de 2027.
O prêmio nacional analisou pela primeira vez as federações de futebol e somente a FES e a FPF atenderam a todos os requisitos avaliados pelo Instituto Sou do Esporte.
“Iniciamos com um programa de integridade, porque a gente entende que a federação é uma agência de desenvolvimento do futebol. Implementamos boas práticas de governança para mudar a imagem, visando trazer recursos para financiar o futebol do nosso estado. Com isso, a gente conseguiu avançar no ranking de federações da CBF, recuperamos vagas nacionais, nossas competições se tornaram mais interessantes, mais investidores vieram”.
A associação sem fins lucrativos leva em consideração cinco vetores para a análise da boa governança: transparência, prestação de contas, integridade institucional, equidade e modernização. O Sou do Esporte é o único prêmio da América Latina que avalia a governança no esporte.
“A gente se especializou na captação de recursos públicos para o futebol, trabalhamos com emendas federais. Executamos inúmeros projetos de lei de incentivo federal, tivemos a aprovação da lei estadual de incentivo ao esporte. Estamos avançando em competições nacionais. Então, a gente está criando ambiência para atrair novos investidores, fortalecendo sempre nossos clubes”, emendou.
Ao receber o prêmio, Gustavo Vieira agradeceu e parabenizou a iniciativa do Instituto Sou do Esporte.
“É um prêmio muito importante. É uma métrica para o futebol, que vai elevar o nível das federações. Fico muito honrado de receber esse prêmio em nome do meu estado e da nossa federação, que vem galgando posições. É um projeto a longo prazo, mas os passos estão sendo dado e os resultados estão acontecendo”, finaliza.
Confira mais notícias do futebol capixaba aqui no TorcidaES.