O Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf), de Vila Velha, conquistou a medalha de prata no Torneio Internacional de Basquete Peñarol, realizado em Mar del Plata, na Argentina. Na partida final, disputada neste domingo (6), a equipe capixaba, que disputou a categoria Sub-17, perdeu para o Club Atlético Peñarol, anfitrião do torneio, por 82 a 61.
A final foi bastante disputada até o final do terceiro quarto, quando o Peñarol abriu 10 pontos de diferença e conseguiu ampliar a vantagem no período final.
Apesar do vice-campeonato, a equipe sai de Mar del Plata com a cabeça erguida e a medalha de segundo lugar.
“Saímos daqui muito feliz. Nossa primeira competição internacional e já conquistamos um primeiro lugar. Mostra como nossa equipe é forte”, disse Lorenzo Gagno, pivô da equipe.
O técnico da equipe, João Victor Freitas, também elogiou os garotos e aproveitou para agradecer a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). As passagens aéreas para que os atletas participassem da competição foram adquiridas por meio do programa da Secretaria, Compete Esportivo, que concede passagens aéreas para que os atletas e paratletas possam participar de competições nacionais e internacionais.
“A competição foi ótima e só temos motivos para nos orgulhar. A escola argentina de basquete é muito forte e tradicional, mas fizemos um jogo de igual para igual até o início do terceiro quarto. Com relação as passagens, não dá nem pra mensurar a importância dessa ajuda do Governo do Estado e como isso ajuda a desenvolver o esporte capixaba”.
Competição
O Torneio Internacional de Basquete Peñarol conta com a participação de mais de 30 equipes de países como Argentina, Uruguai e Chile. As disputas acontecem nas modalidades sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19.
A indicação para o IVV participar do torneio foi dada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), após o bom resultado da equipe no Torneio Brasileiro Interclubes, realizado na Serra, no primeiro semestre deste ano.
Confira os resultados:
1ª fase
Instituto Viva Vida 82 x 29 Atalaya (Argentina)
Instituto Viva Vida 65 x 39 Marne (Uruguai)
Instituto Viva Vida 63 x 41 Pueyrredón (Argentina)
Final
Club Peñarol 82 x 61 Instituto Viva Vida
Confira mais notícias do basquete capixaba aqui no TorcidaES.