Quatro gigantes do futebol brasileiro abandonam bloco econômico FFU
Futebol

Quatro gigantes do futebol brasileiro abandonam bloco econômico FFU

Botafogo, Cruzeiro, Goiás e Operário-PR notificam saída após decisão do Cade que liberou CSA.

A dança das cadeiras no futebol brasileiro ganhou mais um capítulo. Botafogo, Cruzeiro, Goiás e Operário-PR comunicaram oficialmente que estão deixando o Futebol Forte União (FFU). A decisão veio logo após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tomar uma medida que impede a investidora Sports Media Participações de criar obstáculos para clubes que queiram sair do bloco.

O Cade agiu a partir de um pedido do CSA, que questionou as cláusulas de desligamento impostas pela Sports Media. Os documentos enviados pelos quatro clubes são parecidos, mas têm diferenças. Botafogo, Cruzeiro e Goiás deram um prazo de dez dias para deixar o Condomínio Forte União, a menos que três exigências sejam atendidas: revisão das regras de saída, esclarecimento sobre o cumprimento da decisão do Cade e garantia de desligamento livre.

O Operário-PR foi mais direto. O clube paranaense já anunciou que vai recomprar os direitos de mídia que estavam com a Sports Media. Na notificação, pede que o investidor apresente o valor de recompra e os contratos vigentes. Além disso, o Operário criticou a escolha da LiveMode, dona da CazéTV, para comercializar os direitos, apontando conflito de interesse. Também reclamou do controle excessivo da Sports Media sobre o bloco, que, segundo o clube, tira a autonomia dos times.

A Sports Media, por sua vez, já havia se manifestado antes de receber as notificações. Em nota, a empresa classificou a decisão do Cade como “sem efeitos práticos relevantes” e fruto de “entendimento incorreto sobre os fatos”. A investidora afirmou que ainda não foi intimada e confia que a decisão será revista.

Esse racha no FFU reforça o movimento por uma liga única com participação da CBF. Desde o início do ano, a entidade já fechou acordos diretos com clubes e promoveu encontros para discutir a unificação. Dirigentes visitaram ligas na Europa e nos EUA para entender modelos de gestão. A tendência é que a briga entre clubes e blocos econômicos acelere ainda mais esse processo.

Fonte: maquinadoesporte.com.br

Compartilhe:

← Anterior
Próxima →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *