Rio Branco-VN: Repetindo a fórmula que deu certo (e também deu errado)

Depois da queda inesperada em 2022, ocorrida após o título de 2020 e o vice-campeonato de 2021, o Rio Branco de Venda Nova “bateu e voltou” na Série B, conseguindo o acesso com o segundo lugar do último ano. 

E em sua volta à primeira divisão, o Tricolor Polenteiro segue a mesma fórmula de montagem de elenco que tem sido feita em Venda Nova desde a volta ao futebol profissional: contratações “pé no chão”, com foco em manter as contas do clube em dia, mas mesmo assim montar um time competitivo, contando principalmente com jogadores com rodagem no futebol capixaba.

Ttemos portanto o retorno dos experientes meias Arthur Faria e Canário, que estavam no time do acesso, e têm grande identificação com a equipe. Voltam também para novas passagens no clube o zagueiro Lucas Tavares, o volante Henrique Tiririca, o meia Willian Bersan e os atacantes Marcudinho e Pepeu.

Dos jovens que se destacaram na Copa Espírito Santo e Série B da temporada passada, permanece apenas o bom goleiro Pedro Zanette, que deve ser o titular da meta polenteira. Outros nomes que podemos destacar dentro da lógica de “rodagem no futebol capixaba” são os laterais Gilmar Baiano (ex Serra e Porto Vitória) e Dodô (ex Jaguaré e Vitória, entre outros), os volantes Gabriel Jordan (ex Jaguaré e Porto Vitória, entre outros)  Magnor de Paula (ex Vilavelhense) e Michel Elói (ex Porto Vitória), e o atacante Marcus Vinicius (ex Estrela e Rio Branco).

Contudo, o Rio Branco perdeu uma importante peça desse quebra-cabeça: o técnico Roy, campeão com a equipe em 2020 e que conquistou o acesso em 2023, se afastou do comando da equipe com a pré-temporada em andamento. A diretoria do brancão polenteiro optou por contratar Rafael Soriano, outro que já teve passagem na equipe, mesmo com o treinador tendo ainda por cumprir sete jogos de suspensão, devido ao caso de agressão à assistente Marcielly Neto em 2022, não podendo assim acompanhar a equipe em campo por quase toda a primeira fase da competição. 

E é assim, seguindo a receita caseira que deu muito certo no título de 2020, mas que deu errado em 2022, que o Rio Branco chega ao Capixabão 2024, tendo como principal meta se manter na primeira divisão, evitando o famoso “efeito ioiô”. 

Rio Branco Futebol Clube
Estádio: Olimpio Perim (capacidade: 2000)
Treinador: Rafael Soriano
Títulos estaduais: 1
Último título: 2020

Destaques

Pedro Zanette, 24 anos, goleiro, permanece no time em que disputou a Copa ES e Série B 2023
Arthur Faria, 32 anos, meia, vai pra 5ª temporada seguida no Brancão Polenteiro
Dodô, 24 anos, lateral esquerdo, em 2023 atuou pelo Vitória e Jaguaré

Fotos: reprodução instagram Rio Branco FC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *