Quem diria que a Rússia voltaria a ouvir o hino em uma competição da FIFA? Pois é, depois de mais de quatro anos de gelo, a entidade máxima do futebol confirmou o convite à Federação Russa para o Mundial Sub-15, que rola entre 22 e 31 de outubro, no Azerbaijão. É a primeira vez desde 2022 que os russos pisam em um torneio oficial organizado pela FIFA.
Desde a suspensão, imposta por causa do conflito com a Ucrânia, a Rússia ficou de fora de tudo: Copa do Mundo, Eurocopa, competições de base… só amistosos pra não enferrujar. Agora, o convite para o Sub-15 é visto como um sinal de que o gelo pode estar derretendo aos poucos. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, já tinha dado pistas de que queria reintegrar o futebol russo, especialmente nas categorias de formação.
Enquanto a seleção principal masculina segue na geladeira para torneios grandes, ela ocupa a 34ª posição no ranking mundial e segue fazendo amistosos fora do calendário oficial. Já o time feminino, também suspenso, está na 27ª colocação. A volta ao Sub-15 pode ser o primeiro passo para uma reaproximação maior, mas ainda sem data para a volta dos grandes times.
Nos bastidores, a movimentação já vinha sendo especulada. Infantino, em declarações anteriores, defendeu a reintegração gradual, começando pelas categorias de base. O convite para o Mundial Sub-15 é exatamente isso: uma chance de a Rússia mostrar que ainda tem lugar no futebol mundial, mesmo que ainda não seja nos holofotes principais.
Fonte: mktesportivo.com







Deixe um comentário