São Pedro faz história no esporte capixaba e vira potência do beach soccer mundial

Projeto social se torna referência esportiva no Espírito Santo após conquistar a quadrúplice coroa, com os quatro principais títulos do futebol de areia no Brasil e no mundo.

Orgulho capixaba, o time do São Pedro Beach Soccer acabou de atingir uma marca dificílima de se alcançar no esporte, entre homens e mulheres de qualquer modalidade, neste ano de 2024. Comparando com o futebol de campo, é como se o São Pedro tivesse conquistado a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro, a Libertadores da América e o Mundial de Clubes no mesmo ano. Um fato inédito!

Após a conquista da Americas Winners Cup, maior competição entre clubes do continente, a equipe do Espírito Santo conquistou o que pode ser chamado de “Quadrúplice Coroa”, levando pra casa os quatro principais títulos das areias no Brasil e no mundo.

“Foi um ano muito bom para o beach soccer feminino porque a gente busca calendário e foi um ano que a gente jogou muito. E 2024 foi ainda mais especial porque conquistamos os quatro títulos mais importantes que a gente disputou. Foi um ano mágico e ninguém que estava lá e faz parte do São Pedro vai esquecer”, afirmou a goleira Lelê Lopes, eleita a melhor da posição tanto no Mundial de Clubes quanto na Americas Winners Cup.

2024 iluminado para o São Pedro

A trajetória vencedora neste ano começou em janeiro, com a conquista da etapa final do Circuito Brasil de Beach Soccer, uma espécie de Campeonato Brasileiro da modalidade. Meses depois, em setembro, veio o segundo título, agora da Supercopa do Brasil. As duas conquistas em âmbito nacional foram em cima do Sampaio Corrêa, do Maranhão.

Uma semana depois, as capixabas seguiram rumo à Sardenha, na Itália, para a disputa da World Winners Cup (Mundial de Clubes). Em solo italiano, e numa final contra uma equipe da Espanha, o Higicontrol, atual líder do ranking mundial, o São Pedro venceu com autoridade e finalmente se sagrou campeão do mundo no futebol de areia (havia sido vice em 2023).

E para finalizar essa sequência vencedora, as meninas do Espírito Santo voaram até El Salvador para a disputa da Americas Winners Cup, uma espécie de Libertadores da América de beach soccer. A América Central ficou pequena para o talento das 12 mulheres que vestiram a camisa do São Pedro, porque foi goleada atrás de goleada, até o título, sobre o Cali Beach Soccer Club, dos Estados Unidos, que marcou o bicampeonato continental do time capixaba.

“A responsabilidade cresce a cada momento a medida que o time evolui. A gente sabe que é um momento muito especial, haja vista que o nosso time é de um projeto social, não é um time de camisa. Os nossos treinamentos são no bairro São Pedro, um local que não oferece muitas condições, então a gente teve que tirar o pessoal de lá para treinar aqui (Praça dos Namorados)”, disse o treinador João Luiz Bernardes, comandante da equipe nas conquistas do time capixaba.

Com mais de 20 anos de fundação, o São Pedro Beach Soccer é um projeto social do bairro São Pedro, em Vitória. A equipe tem dificuldades para captar patrocínio privado e busca um apoio contínuo do poder público via leis de incentivo estaduais e federais para se manter em atividade. O treinador da equipe ressalta o ano de 2024, o que considera o melhor da história do clube.

“Tivemos um ano maravilhoso e pra gente é motivo de muito orgulho, porque vindo de onde a gente veio, um projeto social e hoje a gente é destaque no Brasil e no mundo, a gente só tem a agradecer às oportunidades, às nossas parcerias e agradecer tudo o que a gente conquistou, ainda mais neste ano”, finaliza.

Já de olho na temporada 2025, a primeira competição que o São Pedro irá disputar no próximo ano será a Série A do Campeonato Metropolitano de Beach Soccer, que acontece a partir de 18 de janeiro, em Aracruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *