As seleções de São Paulo confirmaram o favoritismo, fizeram a dobradinha e se sagraram campeãs na Regional Sul-Sudeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16, realizado até o último dia 20, na Serra. Os dois títulos, tanto no feminino quanto no masculino, vieram de forma invicta, com vitórias convincentes sob todos os adversários.
Entre as seleções capixabas, o destaque maior ficou com a delegação feminina, que ficou com o terceiro lugar, atrás também da seleção do Paraná. Destaque do time local e considerada a melhor jogadora do torneio, a ala Sofia Moschen, ficou feliz com a classificação final.
“Competir este campeonato com a seleção capixaba foi importante para mostrar o basquete dentro do Estado e ajudar as meninas da minha idade que ainda estão crescendo. Dei o máximo durante a minha participação para que a gente conseguisse alcançar os nosso objetivos, que eram chegar no pódio e garantir a vaga na fase final do torneio”, disse a atleta, que atualmente joga pelo Bradesco (SP) e é constantemente convocada para a Seleção Brasileira da categoria.
No masculino, o Espírito Santo ficou com a lanterna, sem nenhuma vitória. O pódio foi formado por São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina (confira a classificação abaixo).
As quatro melhores seleções de cada naipe garantiram vaga para a fase final da competição, que será realizada no segundo semestre, com as melhores equipes de cada região do Brasil.
Os destaques individuais no feminino foram: Cestinha: Nicoly Eloizi (São Paulo), 3 pontos: Nicoly Eloizi (São Paulo), Revelação: Pietra Pagioli (Espírito Santo), MVP: Sofia Moschen (Espírito Santo).
Já no masculino, as conquistas individuais ficaram com os seguintes atletas: Cestinha: Lucas Emanuel (São Paulo), 3 pontos: Wesley Kaue Martins (Santa Catarina)/ Matheus Santos (São Paulo), Revelação: Matheus Viana (Minas Gerais) e MVP Pedro Pastre (São Paulo).
O campeonato
Realizada desde a última quarta-feira (17), na Arena Jacaraípe, na Serra, a Regional Sul-Sudeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 contou com a presença de cinco seleções no naipe feminino e seis no naipe masculino.
Realizado por meio de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), o torneio teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport); e da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.
Classificação Geral
Feminino
1° – São Paulo
2° – Paraná
3° – Espírito Santo
4° – Santa Catarina
5° – Rio de Janeiro
Masculino
1° – São Paulo
2° – Minas Gerais
3° – Santa Catarina
4° – Rio de Janeiro
5° – Paraná
6° – Espírito Santo
Resultados
1ª rodada
Minas Gerais 84 X 71 Santa Catarina – Masc.
Paraná 59 X 49 Santa Catarina Arena – Fem.
São Paulo 99 X 27 Paraná – Masc.
Espírito Santo 81 X 23 Rio De Janeiro – Fem.
Espírito Santo 24 X 80 Rio De Janeiro – Masc.
2ª rodada
Santa Catarina 42 X 92 São Paulo – Masc.
Rio De Janeiro 25 X 73 Paraná – Fem.
Rio De Janeiro 55 X 62 Minas Gerais – Masc.
São Paulo 90 X 36 Espírito Santo – Fem.
Paraná 87 X 30 Espírito Santo – Masc.
3ª rodada
Santa Catarina 65 X 50 Rio De Janeiro – Masc.
Rio De Janeiro 24 X 73 Santa Catarina – Fem.
Minas Gerais 76 X 40 Paraná – Masc.
Paraná 59 X 97 São Paulo – Fem.
Espírito Santo 16 X 115 São Paulo – Masc.
4ª rodada
Paraná 41 x 68 Rio de Janeiro – Masc.
São Paulo 102 x 16 Rio de Janeiro – Fem.
São Paulo 79 x 61 Minas Gerais – Masc.
Espírito Santo 46 x 43 Santa Catarina – Fem.
Santa Catarina 90 x 31 Espírito Santo – Masc.
5ª rodada
9h – Santa Catarina 41 x 82 São Paulo – Fem.
11h – Paraná 58 x 74 Santa Catarina – Masc.
13h – Rio de Janeiro 45 x 88 São Paulo – Masc.
15h – Paraná 57 x 53 Espírito Santo – Fem.
17h – Espírito Santo 27 x 29 Minas Gerais – Masc.
Confira mais notícias do basquete capixaba aqui no TorcidaES.