A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), promoveu um curso de capacitação para construção e tratamento de gramados para os times capixabas. O seminário começou na manhã desta quarta-feira (14) e terminou no fim da manhã desta quinta (15), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
As informações básicas e avançadas sobre conservação de gramados esportivos, sistema de drenagem e outros aspectos necessários para se ter um bom palco para a prática do futebol foram repassadas aos clubes pela engenheira agrônoma Maristela Kuhn.
A profissional, que trabalha na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Conmebol, é a responsável técnica dos gramados de diversos clubes de futebol profissional do Brasil. Maristela também falou aos filiados sobre reformas de campos antigos, manutenções anuais e preparação específica para os dias de jogos.
“A ideia é capacitar as equipes que fazem a manutenção dos gramados. Só com educação e capacitação poderemos melhorar a condição dos gramados no futebol capixaba”, afirmou a profissional da CBF.
Vários times capixabas foram representados no seminário, como Rio Branco, Desportiva, Porto Vitória, Doze, Tupy, Nova Venécia, Jaguaré e Caxias, entre outros clubes amadores e ligas do interior do Espírito Santo.
FES deve lançar caderno de encargos para 2023
De acordo com Gustavo Vieira, presidente da FES, a ideia inicial é capacitar os clubes para em breve vistoriar os estádios, na busca por praças esportivas com melhores condições para receber o público, imprensa e também gramados em níveis acima dos apresentados neste ano.
“Buscamos uma padronização no tratamento dos gramados, vamos fazer um diagnóstico e ver até onde podemos focar em melhorias, de forma gradativa. Claro que de acordo com o princípio de razoabilidade financeira dos clubes, vamos montar um cronograma”, afirmou.
Confira mais notícias do futebol capixaba aqui no TorcidaES.