menu

O esporte capixaba passa aqui!

Pesquisar
Close this search box.

Times capixabas recebem curso de capacitação sobre gramados no Kleber Andrade

Foram passadas informações básicas sobre conservação de gramados, sistemas de drenagem, irrigação e demais aspectos estruturais

A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), promoveu um curso de capacitação para construção e tratamento de gramados para os times capixabas. O seminário começou na manhã desta quarta-feira (14) e terminou no fim da manhã desta quinta (15), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

As informações básicas e avançadas sobre conservação de gramados esportivos, sistema de drenagem e outros aspectos necessários para se ter um bom palco para a prática do futebol foram repassadas aos clubes pela engenheira agrônoma Maristela Kuhn.

A profissional, que trabalha na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Conmebol, é a responsável técnica dos gramados de diversos clubes de futebol profissional do Brasil. Maristela também falou aos filiados sobre reformas de campos antigos, manutenções anuais e preparação específica para os dias de jogos.

“A ideia é capacitar as equipes que fazem a manutenção dos gramados. Só com educação e capacitação poderemos melhorar a condição dos gramados no futebol capixaba”, afirmou a profissional da CBF.

Vários times capixabas foram representados no seminário, como Rio Branco, Desportiva, Porto Vitória, Doze, Tupy, Nova Venécia, Jaguaré e Caxias, entre outros clubes amadores e ligas do interior do Espírito Santo.

Maristela Kuhn, profissional da CBF, ministrou curso aos times capixabas (Crédito: Henrique Montovanelli/FES)

FES deve lançar caderno de encargos para 2023

De acordo com Gustavo Vieira, presidente da FES, a ideia inicial é capacitar os clubes para em breve vistoriar os estádios, na busca por praças esportivas com melhores condições para receber o público, imprensa e também gramados em níveis acima dos apresentados neste ano.

“Buscamos uma padronização no tratamento dos gramados, vamos fazer um diagnóstico e ver até onde podemos focar em melhorias, de forma gradativa. Claro que de acordo com o princípio de razoabilidade financeira dos clubes, vamos montar um cronograma”, afirmou.

Confira mais notícias do futebol capixaba aqui no TorcidaES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *