A Copa do Mundo de 2026 ja mostra sua marca fora de campo: a Fifa deletou quase 400 mil mensagens de odio nas primeiras semanas do torneio. Esse numero supera todo o volume removido durante a Copa de 2022.
O sistema de protecao nas redes sociais, criado pela propria federacao, monitora as interacoes em tempo real. Ele oculta ou remove textos violentos antes que os jogadores ou o publico vejam.
No Dia Internacional de Combate ao Discurso de Odio, em 18 de junho, oito selecoes entraram em campo com apoio a causa. Os capitaes trocaram flamulas com a mensagem ‘Jogamos juntos. Lutamos contra o odio’.
As selecoes participantes foram Republica Tcheca, Africa do Sul, Mexico, Coreia do Sul, Suica, Bosnia e Herzegovina, Canada e Catar. Teloes e sistemas de som tambem reforcaram o protesto.
Desde que o projeto comecou, ha quatro anos, a Fifa ja apagou mais de 30 milhoes de mensagens ofensivas. O aumento este ano deve-se a Copa com 48 selecoes e 104 jogos, gerando mais interacoes.
A distribuicao das partidas em diferentes horarios mantem o engajamento virtual constante. Alem disso, a centralizacao em paises de lingua inglesa facilita a proliferacao de mensagens, acelerando a deteccao.
Fonte: mktesportivo.com







Deixe um comentário