Perseverante, Jhon Jhon ouviu “não” de vários clubes antes de chegar ao Palmeiras

Capixaba destaque da base palmeirense em 2022 contou que Santos, Athletico, Coritiba, Bahia e Internacional optaram por não aprová-lo em testes

No dicionário, a palavra “perseverante” significa persistir, permanecer, continuar. E se o jovem Jhon Jhon não tivesse praticado o verbo “perseverar” há alguns anos, talvez não teria vivido um 2022 tão grandioso com a camisa do Palmeiras.

O meio-campista capixaba, destaque na base alviverde neste ano e que se apresenta ao elenco profissional no próximo dia 2 de dezembro, revelou em entrevista exclusiva ao TorcidaES que ouviu muitos “nãos” de clubes grandes do futebol brasileiro antes de ser acolhido pela base palmeirense, em maio do ano passado.

“Fui pro Santos fazer teste, passei por Athletico, Coritiba, Bahia, Internacional, foram vários clubes entre 2018 e 2019, onde acabei recebendo um ‘não’ ali na avaliação. Mas eu continuei firme, até o Palmeiras me abrir as portas, e agora estar fazendo história pelo clube, ao ter conquistado a nossa primeira Copinha, e conquistar três títulos no mesmo ano, algo que ninguém tinha conseguido.”

Após essa verdadeira peregrinação, Jhon Jhon deu a volta por cima no modesto Primavera de Indaiatuba, do interior paulista, onde se profissionalizou, disputou a Série A3 do Paulistão e marcou o seu primeriro gol como profissional. Mas eis que num simples amistoso contra o Palmeiras a “mágica” aconteceu.

“Entre 2020 e 2021 eu fui pra Portugal, joguei meses lá e depois voltei ao Brasil para jogar no Primavera de Indaiatuba. Aí fizemos um jogo amistoso contra o Palmeiras, e no outro dia eu já estava no Palmeiras, porque eles gostaram de mim. E aí começaram todas as coisas boas na minha vida”.

O atleta de 20 anos foi campeão da Copa São Paulo de futebol júnior, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, todos na categoria sub-20, e ainda teve nove convocações para o time profissional, o que lhe rendeu também o título de campeão brasileiro deste ano. Jhon Jhon também participou da campanha na Taça Libertadores da América (assista alguns lances do atleta no vídeo acima).

Jhon Jhon mostra as medalhas de campeão em 2022 a crianças da Escolinha do Marcelo Pelé, em Vila Velha (Crédito: Arquivo Pessoal)

Confira o restante da entrevista exclusiva de Jhon Jhon ao TorcidaES, onde o atleta avalia o ano de 2022, fala da parceria com outra joia do futebol brasileiro, o atacante Endrick, a primeiras aparições no elenco profissional e também sobre a família de jogadores, pois Jhon Jhon é filho do ex-atacante Marcelo Pelé e irmão do atacante Marcelinho, que estava no Atlético-CE.

Ano mágico

“Acredito que foi o meu melhor ano, ganhar três títulos no mesmo ano não é pra qualquer um. Foi um ano fantástico por ter conquistado todos os títulos nacionais. Agradeço a Deus também por ser protagonista não apenas nas finais, mas também no campeonato todo, no Brasileiro, na Copinha e na Copa do Brasil”.

No início de 2022 imaginava ter tanto brilho?

“Era sempre um sonho, eu falava no vestiário que era um sonho e que hoje é realidade. Então é só agradecer a Deus, porque eu pude trabalhar na minha mente que era um sonho, correr atrás dele e consegui realizar. E tenho muitas coisas ainda para realizar”.

Parceria com Endrick

“Ele é um moleque muito humilde, que merece todas as bençãos de Deus na vida dele. Não é a toa que o que ele está esperando agora é fruto de muito trabalho, muita blindagem da família dele. Funcionou sim a nossa parceria, assim como com Geovani, Gabriel Silva, Pedro Bicalho, Fabinho, o time todo na verdade. É um moleque muito gente boa, que eu pude ter uma conexão muita boa dentro de campo com ele”.

Assista ao gol do título do Campeonato Brasileiro sub-20, marcado pelo capixaba Jhon Jhon

Presença no elenco profissional

“Tiva a oportunidade neste ano de fazer parte do profissional, fazer parte do elenco e foi um ano fantástico por causa disso também. Estar no profissional, ser chamado para quatro, cinco jogos da Libertadores, entrar em um, e fui convocado também para nove jogos do Brasileirão. Ganhar medalha, levantar o troféu, estar lá com os caras foi uma experiência única”.

Transição da base para o elenco principal

“Eu volto para o profissional, me apresento no dia 2. Esse ano eu não fiquei tanto no profissional, porque chegamos em praticamente todas as finais no sub-20, só no Paulistão que a gente não chegou, mas estavam precisando de mim. Mas agora pra 2023 eu já fui avisado que vou permanecer no profissional e fazer parte do elenco na pré-temporada e restante do ano”.

Jhon Jhon ao lado do pai, Marcelo Pelé, do irmão, o atacante Marcelinho, e do ex-jogador Éldio (Crédito: Arquivo Pessoal)

Família de jogadores

“É muito bom ter em casa tanta gente que conhece, como meu pai, meu tio, meu irmão Marcelinho, meu primo Renzo, que está em Portugal. Ter família correndo atrás do mesmo sonho, realizar os sonhos dos nossos pais, é algo incrível. Não somos jogadores de várzea, somos jogadores de verdade, de grandes clubes, temos o respeito em nossa cidade, então é muito gratificante ter o meu pai como ex-jogador e meu irmão como atleta. A gente conversa muito e quando tenho dificuldade dentro de campo eu sempre peço a opinião deles”.

O início do sonho

“Eu comecei no Coqueirense, escolinha do Deco aqui em Coqueiral (de Itaparica, Vila Velha). Passei também pelo Bola na Rede, do Gabriel Leoni, Márcio.”

“Filho de peixe, peixinho é”

Nascido em Vitória e com 20 anos recém-completados no último dia 09 de setembro, Jhonatan dos Santos Rosa, ou simplesmente Jhon Jhon, é filho do ex-atacante Marcelo Pelé, que marcou época no futebol capixaba, principalmente com as camisas do São Mateus e Estrela do Norte, e inclusive tendo uma curta passagem pelo Atlético-MG.

Além de ser filho de Marcelo Pelé, Jhon Jhon tem outro parente atuando no futebol profissional. É seu irmão mais velho, o atacante Marcelinho, de 24 anos. Atualmente no Atlético Cearense, o jogador fez a base no Athletico Paranaense e tem passagens por Toledo-PR, Vitória-BA, Próspera-SC, Aster Brasil, Luverdense e Rio Branco-PR.

Temporada 2023

O meia capixaba Jhon Jhon, do Palmeiras, está de férias no Espírito Santo, e concedeu essa entrevista ao TorcidaES na Escolinha do Marcelo Pelé, que fica no bairro Praia das Gaivotas, em Vila Velha. O jogador se apresenta no próximo dia 2 de dezembro ao elenco profissional alviverde para iniciar a pré-temporada visando as competições de 2023.

Confira mais notícias do futebol capixaba aqui no TorcidaES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *