Visando dar oportunidade e contribuir com a formação de novos talentos no futebol capixaba, a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) vai promover o retorno em 2022 de duas importantes competições de base estaduais. Começam neste mês de setembro as edições do Capixabão nas categorias sub-11 e sub-13.
Sem os quatro maiores times do estado (Rio Branco, Desportiva Ferroviária, Vitória e Serra), coube a duas forças emergentes “puxarem a fila” de participantes dos dois torneios: Porto Vitória e Aster Brasil. Além deles, as equipes do Vilavelhense, Linhares, Caxias, Tupy e Doze confirmaram que irão disputar os campeonatos.
Após um hiato de 10 anos, o Capixabão sub-13 volta ao cenário esportivo estadual. Em 2012, ano da última edição, o Esporte Clube Capixaba ficou com o título. Já o Capixabão sub-11 não acontecia há mais tempo: 12 anos de ausência. Em 2010 foi realizada a sua última edição, com a Desportiva Ferroviária levantando a taça.
As competições devem começar no dia 24 de setembro e terminar no dia 03 de dezembro. A FES também vai arcar com custos de arbitragem e bolas. A fórmula de disputa foi definida no arbitral. Na primeira fase, os sete times jogam entre si em turno único, em uma mesma chave, e os quatro melhores se classificam para as quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta.
As semifinais também terão dois jogos. Já a final vai ocorrer com jogo único, em local a ser indicado pela FES. Com o retorno das duas competições, o Capixabão em 2022 teve, além do profissional, todas as cinco categorias de base principais: Sub-20, Sub-17, Sub-15, Sub-13 e Sub-11.
Confira mais notícias do futebol de base capixaba aqui no TorcidaES.